Nesta quarta (1º), as Comissões de Justiça (CCLJ), Finanças e Administração Pública da Alepe elegeram presidentes e vices para coordenar os trabalhos no primeiro biênio da legislatura. A CCLJ será comandada pelo deputado Antônio Moraes (PP). O colegiado de Administração Pública terá o deputado Joaquim Lira (PV) na presidência e o de Finanças será, pela primeira vez, presidido por uma mulher, a deputada Débora Almeida (PSDB).

As eleições dos grupos parlamentares estavam marcadas, inicialmente, para a terça (28), quando foram realizadas as reuniões de instalação dos colegiados. Os pleitos, entretanto, foram adiados por falta de quórum. De acordo com o deputado Waldemar Borges (PSB) – que tentou, sem sucesso, ser reconduzido à presidência da CCLJ –, o adiamento tratou-se de uma “manobra regimental” para evitar o risco de derrota do candidato do Governo.

Também foram eleitos nesta manhã os vice-presidentes das Comissões para o biênio que se inicia. O deputado Romero Albuquerque (União) assume o posto em Justiça. O colegiado de Finanças terá o deputado Lula Cabral (Solidariedade) como vice e no de Administração Pública, o deputado Renato Antunes (PL) ocupará a posição.