Nesta segunda-feira (14), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou aos jornalistas que a chegada de 3 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Brasil, prevista para a manhã de terça-feira (15), vai atrasar.

Após a entrega, as vacinas ainda serão distribuídas às capitais, onde só devem chegar, de acordo com o ministério, na sexta-feira ou sábado. O Governo do Estado de Pernambuco anunciou o envio das doses, além do Recife, para os municípios de Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, que estão com uma alta taxa de contaminação.
Questionada, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou que as 118.600 doses esperadas, sendo 59.295 doses para o Recife; 30.935 doses para Caruaru; 11.765 doses para Garanhuns; 6.770 doses para Arcoverde; Afogados da Ingazeira – 3.425 doses para Afogados da Ingazeira e 6.410 doses para Serra Talhada, estavam previstas para chegar ao longo da semana. Diante do anúncio do ministro da saúde, a SES-PE não tem mais previsão para o recebimento das vacinas.
Segundo a Secretaria de Saúde, as doses da Janssen ainda não estão disponíveis para agendamento da vacinação. Portanto, não haverá atrasos no cronograma dos grupos já anunciados devido à demora da chegada das vacinas ao Brasil. Procuramos o Ministério da Saúde para questionar sobre o novo prazo de entrega das vacinas, mas não conseguimos contato com o setor de assessoria de imprensa do ministério.