Júnior Campos
Redação

Lula ao ser diplomado: Eu sei o quanto custou, não apenas a mim; entenda

O presidente e o vice-presidente eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados nesta segunda-feira (12) no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023.

Ao abrir seu discurso, Lula afirmou que diploma é do povo que reconquistou direito de viver em democracia. “Este não é um diploma do Lula presidente. É um diploma de uma parcela significativa do povo que ganhou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma”, diz Lula e em seguida se emocionou:

“Na minha primeira diplomação em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder, para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário […] Eu quero pedir desculpas pela emoção, porque quem passou o que eu passei nesses últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe”, começou Lula, com a voz embargada e muito emocionado e continuou:

“Eu sei o quanto custou, não apenas a mim. O quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse país. Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu querido companheiro Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas durante toda a minha vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo as pessoas mais necessitadas”, defendeu em um trecho do discurso.

Mais na frente, o presidente Lula (diplomado), citou fases do período eleitoral. Lula disse que os debates com Bolsonaro fugiram do âmbito democrático e que foi vítima de mentira, ódio e violência.

“Quando se esperava um debate político democrático, a nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais. Eles semearam a mentira e o ódio, e país colheu violência política que só se viu nas páginas mais tristes de nossa história. E no entanto, a democracia venceu”.

Related posts

Dia do trabalhador: Márcia Conrado anuncia aumento de 13,13% e auxílio transporte de R$ 176,00

Júnior Campos
2 anos ago

Equipe de Raquel Lyra solicita primeiras informações ao governo de Paulo Câmara para iniciar a transição

Júnior Campos
2 anos ago

Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, morre aos 68 anos

Júnior Campos
2 anos ago