Recém empossado deputado federal, Mendonça Filho, começou o mandato com trabalho e defesa dos interesses do povo brasileiro. O parlamentar anunciou que, até esta sexta-feira (03), irá apresentar 19 proposições no Plenário da Câmara. Entre as quais está o projeto de lei que obriga o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a pedir permissão ao Congresso Nacional para poder emprestar dinheiro aos países estrangeiros.
A política de empréstimo aos países estrangeiros, grande marca do governo petista, foi encerrada no início da gestão do presidente Michel Temer. No entanto, desde a retomada do presidente Lula (PT), que assumiu em 01 de janeiro de 2023, o assunto voltou à pauta nacional, quando o presidente sinalizou a possibilidade de emprestar dinheiro para investimento em um gasoduto na Argentina, além de apoio financeiro para países como Venezuela e Cuba.
O fato gera preocupação em boa parte dos brasileiros, pois há um risco de calote das dívidas públicas com esses países que apresentam crise econômica e insegurança no cumprimento das obrigações junto ao Brasil.