O recifense Gabriel Melo, de 31 anos, morador de Kiev, capital da Ucrânia, mudou de estratégia e conseguiu chegar até a fronteira com a Romênia neste domingo (27), às 10h50 (pelo horário de Brasília). Anteriormente, ele e três amigas, que fogem da invasão da Rússia, tinham o plano de chegar até a fronteira com a Eslováquia.
O plano, no entanto, precisou ser modificado, porque a pessoa que deu carona não poderia cruzar a fronteira da Eslováquia. Gabriel disse que, ao longo do caminho, se deparou com cenas de solidariedade dos ucranianos. “Sem palavras para descrever”, declarou.
Após os ataques da Rússia registrados desde quinta (24), o pernambucano, que trabalha como gerente de desenvolvimento de negócios e mora no Centro de Kiev, conseguiu deixar a cidade.
Depois de viver uma saga para tentar sair do país, Gabriel conseguiu se hospedar em um hotel na cidade de Ivano-Frankivs’k, no oeste ucraniano. De Ivano-Frankivs’k até a fronteira com a Romênia, o recifense contou que viu bastante solidariedade do povo ucraniano.