Dos 17 municípios que compreendem a região do Pajeú, em Pernambuco, pelo menos 6 deles (Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Calumbi, Itapetim, Tuparetama e Quixaba), ainda não alcançaram os 30% do público alvo (crianças de 5 a 11 anos), com aplicação da dose da vacina contra a COVID-19.

Liderando o ranking, Quixaba; imunizou apenas 7% das crianças de um total de 884 (oitocentos e oitenta e quatro). No município, a campanha pediátrica de imunização contra COVID-19 foi anunciada para crianças com 11 anos de idade na última sexta-feira (11).

Informações obtidas através do Painel do Acompanhamento Vacinal da Secretaria Estadual de Saúde.
Informações obtidas através do Painel do Acompanhamento Vacinal da Secretaria Estadual de Saúde.

“Quixaba deu início a vacinação das crianças a partir dos 11 anos, fique atento ao cronograma e protejam seus filhos contra a covid-19”, diz o informe da Secretaria Municipal de Saúde no facebook.

Seguido de Quixaba, o município de Tuparetama imunizou apenas 150 (cento e cinquenta) crianças com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O número representa 17% do total da população infantil residente no município (892).

O atraso no atendimento ao público de 5 a 11 vai afetar diretamente no retorno das aulas presenciais e o processo de imunização precisa ser feito o mais rápido possível, considerando que já houve uma demora para o início por parte do Governo Federal.

Apesar do número baixo de atendimento ao público infantil, a Administração Pública Municipal de Tuparetama, agendou para esta segunda (14), o início das aulas na rede municipal de ensino de forma presencial.

“A Secretaria de Educação de Tuparetama, manda aquele recado especial aos pais, alunos e toda comunidade escolar, que as aulas na rede municipal de ensino iniciarão no próximo dia 14 de fevereiro. Com o avanço da vacinação infantil em Tuparetama e cumprindo com todos os protocolos sanitários exigidos pela Secretaria Estadual de Saúde, as escolas estão preparadas para receber os estudantes com segurança”, diz o informe publicado em rede social.

Seguindo a recomendação do Ministério Público de Pernambuco – MPPE: Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Flores e Serra Talhada, por exemplo, vão iniciar o ano letivo de forma remoto; já que o órgão orientou que os estabelecimentos de ensino públicos e privados deveram solicitar o comprovante de vacinação da Covid-19, para fins de cadastro, matrícula e renovação da matrícula dos alunos.

O blog de Júnior Campos ainda apurou, que na contramão do ranking dos que menos atenderam o público infantil estão Triunfo 61%, Iguaracy 56%, Carnaíba 52%, Solidão 50% e Flores 41%.

O Pajeú já vacinou 34% do total de crianças da região com a primeira dose. Mais de 40 mil (40.723) já foram aplicadas. Com a aprovação da Coronavac para vacinar crianças de 6 a 11 anos, o governo de Pernambuco acelerou a distribuição no estado do imunizante.

DOSES RECEBIDAS – Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 18.699.423 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.187.660 da Pfizer/BioNTech; 291.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 265.880 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 622.910 da Janssen.