Júnior Campos
Saúde

Apenas 2 das 11 cidades da 11ª GERES possuem SAMU em funcionamento, alerta médico

Nesta quarta-feira (9), o neurologista Dr. Danuzio Oliveira no ElesPOd com Júnior Campos e Marina Ferraz discutiu temas de saúde pública, incluindo a conquista do título de “Cidade de Angels” por Serra Talhada. O certificado, que será entregue oficialmente nesta quarta-feira (11), reconhece a cidade por avanços no atendimento emergencial e no combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Apesar da celebração, Dr. Danuzio trouxe à tona um dado alarmante: na 11ª Gerência Regional de Saúde (GERES), composta por 11 municípios, apenas Serra Talhada e Flores contam com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionando. “A gente tem 11 cidades aqui na nossa GERES, e só dois tem samu, e a gente precisa saber como a gente pode melhorar isso. Só tem Serra Talhada e Flores…precisamos que as cidades entendam a importância do SAMU”, defendeu.

O SAMU é crucial para atender casos de urgência, como os primeiros sinais de um AVC, que exigem ação imediata para evitar sequelas graves ou até mesmo mortes. Segundo o neurologista, a falta desse serviço nos outros municípios — Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo — representa um risco para a população, não apenas em casos de AVC, mas em diversas emergências médicas.

O contexto regional: Apenas 12 Municípios da 3ª Macro com SAMU

A gerente geral do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ), Hilana Santana, destacou com exclusividade ao blog, que, na 3ª Macro Regional de Saúde, composta por 35 municípios, apenas Petrolândia, Serra Talhada, Flores, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Brejinho, Custódia, Sertânia, Itapetim Iguaraci e Carnaíba habilitaram o serviço.

Hilana explicou que muitos municípios enfrentaram dificuldades financeiras desde o início do serviço. “Quando foi implantado, o custo era mantido exclusivamente pelos municípios. Somente em fevereiro de 2023 conseguimos a habilitação federal e estadual para receber recursos. Esse período inicial foi desafiador, o que levou à suspensão do serviço em várias cidades.”

Prefeitos eleitos de cidades como Tabira e São José do Egito já procuraram o CIMPAJEÚ para buscar orientações sobre a habilitação do SAMU.

Related posts

Serra Talhada registrou nesta terça-feira (22) mais 25 novos casos par COVID-19

Júnior Campos
5 anos ago

Novo estudo aponta que a variante Gama continua predominante em Pernambuco

Júnior Campos
4 anos ago

Pernambuco registra 1.109 novos casos e mais 21 óbitos por Covid-19 nesta sexta

Júnior Campos
4 anos ago