Após o anúncio do avanço do Grande Recife, da Zona da Mata e de algumas cidades do Agreste para a fase 9 do Plano de Convivência com a Covid-19, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, explicou, nesta quinta-feira (24), que é preciso manter protocolos de distanciamento social, higiene e segurança .
O avanço libera cinemas, shows e outros eventos a partir da segunda-feira (28), mas com restrições.
Em peças de teatro, por exemplo, o uso de máscara não é necessário para os atores. “Eles não vão precisar usar máscara porque faz parte da apresentação não estar utilizando, mas seguindo todos os protocolos e recomendações que a gente está disponibilizando no nosso site”, disse Schwambach.
A partir desta quinta-feira (24), está permitida a flexibilização do funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor de alimentação, que podem funcionar das 6h à meia-noite.
A medida vale para as cidades da Macrorregião 1 – Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Sul e Norte – e para a Gerência Regional de Saúde (5ª Geres), que tem Caruaru como cidade polo. Os estabelecimentos poderão funcionar das 6h até meia-noite.
A lotação também será ampliada para 70% da capacidade.
Assim, a distância obrigatória entre as mesas passa para 1 metro.