No dia 1º de junho, Pernambuco anunciou um plano para a reabertura gradual das atividades em meio à pandemia do Coronavírus. A partir de então, a gestão estadual havia afirmado que a fase seguinte da retomada dependeria da curva da Covid-19 no momento, deixando em aberto esta realização.

Algo que, no entanto, já tem prazo para ser divulgado. Em entrevista coletiva na última sexta-feira (12), o secretário de saúde do estado, André Longo, afirmou que o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 se reuniria neste final de semana, para trazer novidades acerca deste planejamento, já que a nova etapa do Plano de Convivência entra em uma nova etapa nesta segunda-feira (15),  com a reabertura do varejo de rua, de bairro e do centro, de até 200 metros quadrados, os salões de beleza e serviços estéticos, treinos de futebol profissional e com 50% da capacidade de funcionários de vendas para comércio de veículos, serviço de aluguel e vistoria de veículos.

Ainda nesta segunda etapa de reabertura, diz respeito aos serviços médicos, odontológicos e veterinários, com apenas um cliente por vez e seguindo normas de prevenção; varejo de bairro em horário reduzido (9h às 18h); construção civil com 100% dos funcionários e horário reduzido (9h às 18h); além de Concessionárias/ Locadoras.

No interior, apenas os serviços têm protocolos definidos, restando aos demais uma posição da gestão.