Por recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, o governo de Pernambuco autorizou a utilização das vacinas da Pfizer como dose de reforço para quem foi vacinado com o imunizante da Janssen.
O Estado irá distribuir aos municípios as 19.450 doses da vacina da Janssen recebidas na última semana. Contudo, esse quantitativo vai atender apenas 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde acrescenta que “por isso, quando o insumo acabar, a orientação é dar continuidade ao reforço com dose da Pfizer”.
A autorização também leva em consideração a falta de previsão pelo Ministério da Saúde (MS) para envio de mais insumo da Janssen para o Estado.
“Precisamos acelerar o reforço daqueles que tomaram uma dose da Janssen. Com a indisponibilidade do insumo para todos, será possível fazer o reforço com a Pfizer. Alguns pernambucanos já completaram 5 meses da primeira aplicação, sendo indispensável, de acordo com os estudos, aumentar os níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19”, afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já tomaram um reforço da Pfizer não precisarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo.
#PraCegoVer #PraTodoMundoVer Foto com ampolas contendo vacinas da Pfizer. À frente, o texto: “Pernambuco autoriza utilização da vacina da Pfizer como reforço da Janssen”.