Júnior Campos
Saúde

Serra Talhada conquista certificado ‘Cidade Angels’, e Dr. Danúzio comemora feito inédito em PE

Durante sua participação no ElesPOD podcast que apresento com Marina Ferraz, o neurologista Dr. Danúzio Oliveira, coordenador do setor de Neurologia do Hospital Eduardo Campos, anunciou que Serra Talhada receberá nesta quarta-feira (11), às 14h, na UNIFIS, o certificado de Cidade Angels. Este reconhecimento internacional coloca o município como referência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e destaca a cidade como a primeira em Pernambuco a atingir essa marca.

“Isso é uma certificação, não é um prêmio, mas com um diferencial: para conquistá-lo, não basta concorrer, é necessário cumprir uma série de normas. Essa conquista parte de uma organização local para atender pacientes com AVC, que é a segunda maior causa de morte no Brasil”, explicou Dr. Danúzio.

O neurologista também destacou as parcerias que foram feitas para alcançar esse marco, incluindo o esforço das equipes do Hospital Eduardo Campos, do Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM) e o trabalho da 11ª GERES, na pessoa de karla Milena. Ele ainda ressaltou o papel da Secretaria Municipal de Educação na implementação de políticas de conscientização e prevenção. Segundo Dr. Danúzio, este conjunto de políticas e parcerias foi essencial para que Serra Talhada alcançasse a certificação.

O que é o certificado Cidade Angels?

A certificação Cidade Angels é concedida por uma plataforma internacional que avalia trimestralmente o desempenho das cidades no atendimento de pacientes com AVC. Os dados incluem indicadores como agilidade no socorro, tratamento hospitalar, tempo de resposta e adoção de protocolos de excelência.

Até o último trimestre, apenas quatro cidades brasileiras haviam recebido essa certificação. Serra Talhada se junta agora a outras cidades nordestinas, sendo a única em Pernambuco a alcançar esse reconhecimento.

“Somos a primeira cidade do estado a obter essa certificação, e isso nos enche de orgulho. Então eu preciso que meu paciente chegue rápido no hospital, eu preciso que quando você acione o serviço de atendimento médico pré-hospitalar, entenda-se SAMU, o hospital seja acionado também. Então se você sentir um AVC em casa, o que é que eu devo fazer? Ligar para o SAMU”, disse.

O Dr. Danúzio também destacou a possibilidade de a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, assim como a coordenadora estadual de Neurologia, Dra. Dolores, “que foi fundamental e abraçou a ideia de Serra Talhada”, estarem presentes na cerimônia de entrega do certificado.

A cerimônia de entrega do certificado será um marco para a cidade, refletindo os esforços conjuntos entre instituições, profissionais da saúde e políticas públicas bem articuladas.

Confira Dr. Danúzio no ElesPOD

Related posts

COVID-19: Cresce o número de mortes e casos positivos em Pernambuco; confira!

Júnior Campos
3 anos ago

Serra Talhada registrou 52 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Júnior Campos
3 anos ago

Médico diz lockdown mal planejado aumenta a procura de leitos de UTI

Júnior Campos
4 anos ago