Ao tratar de sua candidatura à Prefeitura do Recife, homologada, ontem, em convenção, Marília Arraes sublinhou ter um grande desafio: “Vai ser uma campanha contra uma estrutura de poder grande”. Refere-se ao PSB, que comanda, hoje, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife e tem o prefeiturável João Campos no páreo. Detalhe: uma ala do PT segue ocupando cargos nas gestões socialistas.

E diferente do momento inicial, quando o PT decidiu que teria candidatura própria na Capital e os socialistas reagiram, sinalizando que cobrariam a devolução desses espaços, a decisão, agora, é de por panos mornos no assunto. Ao menos, no Governo Paulo Câmara, a ideia de exigir os cargos de volta saiu do radar.

Em relação à gestão Geraldo Julio, o que se diz, nos bastidores, é que, por lá, também é bem “improvável” que a cota do PT não seja mantida intacta. No Estado, o PT está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem espaços no IPA e no Iterpe. Na administração municipal, o PT está à frente da pasta de Saneamento.