Com as recentes restrições adotadas pelo governo, profissionais que acompanham os números da Covid-19 no estado aprovam as decisões, mas defendem mais limites na circulação de pessoas. “A gente está no pior momento e piorando, disse o pesquisador Jones Albuquerque, do Instituto de Redução de Riscos e Desastres (IRRD).

A situação aqui é um pouco mais branda devido à quantidade de leitos, mas Recife, hoje, está no pior momento da pandemia desde sempre”, disse o pesquisador .

Além das restrições em 63 cidades no interior, o governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (26), a proibição de qualquer atividade não essencial entre as 22h e as 5h em todo o estado. A medida vale a partir do sábado (27) até o dia 10 de março, em todo o território estadual.

Para Albuquerque, que monitora as estatísticas de casos, óbitos e de infecção desde o início da pandemia em Pernambuco, em março de 2020, os quase 12 meses de convivência com o novo coronavírus trouxeram algumas lições, tomando como base os acontecimentos mundiais.