O número de casos de covid-19 em Pernambuco teve um aumento de quase 800% no mês de novembro, segundo dados coletados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os registros ainda mostram que o número de pessoas que testaram positivo para o vírus subiu de 89 para 776 entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro.
A secretaria pontua que o período entre os meses de outubro e dezembro não é considerado de alto risco para transmissão de vírus respiratórios no estado, mas a alta nos casos de covid-19 de ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção.
Para a secretaria de Saúde, o aumento dos índices “pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas”, além do relaxamento das práticas de prevenção, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas de infecção respiratória.
Outra causa para o crescimento dos números, de acordo com a SES, pode ser a disseminação de novas variantes do vírus Sars-Cov-2, como a JN.1 e a BA.2.86.1, que já foram identificadas em outros estados do Nordeste.