Recife sedia desde quarta-feira (27) o Fala Norte Nordeste, evento que reúne profissionais e entusiastas de comunicação, tecnologia e inovação. O encontro, realizado no Recife Expo Center , chega ao último dia nesta sexta-feira (29) e é organizado pela Asserpe (Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco), presidida por Nill Júnior, diretor da Rádio Pajeú e do blog que leva seu nome. Além de discussões sobre inovação, tecnologia futuro do rádio, tv e mídias sociais , o evento se destaca pelas palestras que abordam temas contemporâneos.
Nesta quinta-feira (28), o painel sobre ética no jornalismo e os desafios no mundo contemporâneo contou com a participação de Ernesto Paglia, renomado jornalista brasileiro, e Elielson Lima, da CBN Recife. Ambos trouxeram em primeiro momento, reflexões sobre o papel da comunicação diante das transformações causadas pela inteligência artificial (IA).
Paglia, com uma vasta trajetória no jornalismo, fez uma análise crítica sobre os desafios éticos e ressaltou a necessidade de reforçar valores tradicionais da profissão em um cenário de mudanças tecnológicas:
“A gente tem que cultivar fontes, temos que continuar tendo aquele telefone para a gente passar a mão, ligar e perguntar: é isso mesmo? Porque senão nós vamos cair na armadilha da facilidade da tecnologia. Ela te vende facilidade e te entrega ruim, porque aí sim ela te pode comer pelo pé. Então a minha visão hoje de ética no jornalismo, diante da inteligência artificial e da burrice natural que nos assoma, é exatamente essa. Nós temos que nos aferrar mais do que nunca à responsabilidade da nossa profissão, das nossas profissões, porque temos diversos comunicadores aqui: jornalistas, influenciadores digitais, que hoje têm um espaço incrível. É importante que todos adotemos esses mesmos valores, porque são eles que nos diferenciam do lixo. Para falar uma expressão forte, mas infelizmente é o que temos. Se nos nivelarmos por baixo, deixaremos de ser relevantes.”
A fala de Paglia repercutiu entre os presentes, que destacaram a importância da ética como pilar do jornalismo, especialmente em tempos de crescente influência da IA.
Siga nossas redes