O blog de Júnior Campos fez um levantamento, onde mostra valores comparativos (percentuais), na semana de quarenta mais rígida em Pernambuco – a média de isolamento social foi de 43,87%.

Na região do Pajeú especificamente nos 13 municípios (Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama), que resolveram passar um período mais rígido de isolamento social, com o bloqueio total das atividades econômicas; não houve adesão da população.

Em Itapetim, por exemplo, o índice de isolamento social foi de 35,7%. Já em Afogados da Ingazeira, centro das discussões em torno do tema, já que tem José Patriota, com presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e que defendeu o isolamento social mais rígido; a taxa de isolamento foi de 40%, bem menor que os municípios de Flores (41,7%) e Serra Talhada (55,3%), que resolveram seguir o decreto estadual.

Esses números só mostram que a solução está no convencimento da população, pois os municípios de maior isolamento, assim como Serra Talhada seguiram o modelo proposto pela Secretaria de Saúde do Estado.

Os dados são do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, que ainda não disponibilizou as informações dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Calumbi, que também mantiveram como regra, o decreto do governador Paulo Câmara (PSB). A última atualização foi em 27 de março do ano em curso.