Brasília (DF) – Diante da intensificação da seca na Bahia, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu nesta terça-feira (23) a deputada federal Lídice da Mata, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso — que também é prefeito de Andaraí —, além de prefeitos baianos para alinhar ações emergenciais e estruturantes no combate aos efeitos da estiagem no estado.
A reunião reforça a continuidade do diálogo entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e os municípios, estabelecido nas primeiras semanas de abril, com o objetivo de garantir segurança hídrica, assistência humanitária e apoio à agropecuária local. “Estamos discutindo os desafios da estiagem, que este ano se apresenta de forma especialmente severa no Nordeste, atingindo fortemente a Bahia. O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar”, afirmou o ministro Waldez Góes.
O encontro teve como foco a intensificação da Operação Carro-Pipa, a ampliação da distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal. Além disso, foi tratado o reconhecimento célere da situação de emergência nos municípios afetados e a elaboração de planos de trabalho para ações específicas em cada território.