A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou como parcialmente cumprido um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) assinado com a Prefeitura da cidade de Ingazeira em 2023.

O TAG teve como objetivo corrigir falhas na gestão do serviço de transporte escolar do município, priorizando a segurança dos alunos transportados.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Eduardo Porto, destacou alguns avanços. Dos sete itens previstos no TAG, a maioria foi cumprida, como a regulamentação do serviço, a melhoria do sistema de rastreamento e a adoção de uma plataforma eletrônica de gestão. Outro dado positivo foi que a maioria dos condutores (88%) está com a habilitação em dia.

Ainda assim, o TCE-PE identificou pontos que precisam ser corrigidos, como habilitar o restante dos motoristas, promover os cursos de especialização exigidos para os condutores, e fazer a inspeção obrigatória dos veículos junto ao Detran-PE.

Diante disso, o relator determinou que a prefeitura adote as providências necessárias no prazo de 90 dias, sob pena de sanções.