O governo de Pernambuco ampliou, nesta quarta (17), a idade mínima para a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. Agora, quem tem idade entre 18 e 54 anos poderá tomar o reforço cinco meses após o encerramento do esquema com duas doses ou dose única. O avanço vem um dia após anúncio do Ministério da Saúde da ampliação do reforço para o público a partir dos 18 anos.
O intervalo de quatro meses permanecerá para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos. Também não há modificação para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.
A decisão foi discutida pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta quarta.
“Pernambuco vai participar ativamente da campanha de megavacinação anunciada pelo Ministério da Saúde, com foco nas 600 mil pessoas com a segunda dose atrasada e na intensificação da dose de reforço. A campanha será de 20 a 26 de novembro e todos os municípios estarão mobilizados para garantir a segunda dose e a dose de reforço”, afirmou o secretário de Saúde, André Longo.