Aos gritos de ordem “Raquel, convoca já” e “queremos calendário”, profissionais da educação reivindicaram, em audiência pública nesta segunda (18), novas convocações do concurso realizado pelo estado em 2022.

O encontro, promovido pela Comissão de Educação, reuniu representações das categorias contempladas na seleção – professores, analistas e assistentes técnicos -, além de integrantes do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) e do governo.

RESPOSTAS

Gerente geral de gestão de pessoas da SEE, José Alysson Pereira informou que o estado já tem convocado professores, analistas e assistentes administrativos do cadastro de reserva.

“O edital previa 2.097 vagas para docentes, e já foram 3.591 nomeações. Da mesma forma com analistas e assistentes, que tiveram 812 nomeações, e o concurso ofertava 584 vagas”, ressaltou. Segundo o gestor, as primeiras convocações do terceiro concurso, voltado para educação especial e ensino de música, devem acontecer em breve.

O secretário executivo de administração e finanças da Secretaria, Gilson Monteiro, salientou a necessidade de atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A legislação determina que, se o gasto com pessoal variar entre 51,3% e 54% da receita, o estado terá ultrapassado o limite prudencial. Nesse caso, a administração pública fica impedida de realizar novas despesas na área.