Com o avanço da doença, representantes de 150 municípios, dentre eles prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado, estiveram reunidos na última sexta-feira (07/01), em assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário de Saúde André Longo.

Na ocasião, os gestores discutiram o atual cenário epidemiológico do Estado, provocado pelo surto de Influenza, H3N2, e as perspectivas sobre a variante ômicron, mas não foi discutido de forma efetiva, a realização ou não da festa carnavalesca, como também, os seus impactos econômicos, sociais e sanitários.

Rodrigo Novaes, deputado estadual licenciado, que hoje auxilia o Governador Paulo Câmara na pasta de Turismo e Lazer do Governo de Pernambuco e que tem planejado/defendido novas alternativas para realização dos festejos de momo, disse ao blog de Júnior Campos, nesta segunda-feira (10), que está mantendo uma agenda de reuniões para tratar sobre a possibilidade de eventos privados.

Quando perguntado pelo blog, quando os pernambucanos teriam uma definição oficial do Governo de Pernambuco, Novaes acrescentou: ”Carnaval, festa pública, alguns municípios já têm tomado a iniciativa de suspender”, explicou.         

Sobre o Carnaval de Triunfo, maior polo do festejo carnavalesco na região do Pajeú, Rodrigo disse que tem conversado com o prefeito Luciano Bonfim e adiantou: “Ele aguarda o posicionamento do estado”.

Em Pernambuco, mais de 70 municípios anunciaram cancelamento do Carnaval de rua e aguardam novo protocolo em relação às aglomerações, mesmo aquelas com controle de entrada.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A Secretaria Estadual de Saúde registrou mais 197 infectados pelo coronavírus e quatro óbitos provocados pela Covid-19 foram registrados em Pernambuco nesta segunda-feira (10). Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 649.459 casos da doença e 20.511 mortes, números que começaram a ser registrados em março de 2020.