A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando uma importante obra para a ampliação do abastecimento de água no município de Serra Talhada, com investimentos de R$ 22 milhões, recursos autorizados pela governadora Raquel Lyra. A intervenção abrange a implantação de novas redes de distribuição em diversos bairros da cidade e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para tratar 200 litros por segundo, o que representa um aumento de 100% na capacidade de produção de água para o município.
Com a conclusão dessas obras, prevista para o primeiro semestre de 2025, Serra Talhada passará a contar com água diariamente nas torneiras, beneficiando toda a população sem a necessidade de rodízio.
Entrega antecipada de benefícios à população
Enquanto o término da obra ainda está previsto para o próximo ano, a Compesa tem adiantado a funcionalidade de alguns trechos da obra à medida que a implantação das tubulações é concluída. Isso já é uma realidade em áreas como os bairros Cohab, Tancredo Neves e Mutirão, onde a companhia finalizou a instalação de quatro quilômetros de novas tubulações. A nova adutora, que atenderá a essas localidades, já está em fase de testes, e os moradores dessas regiões já estão recebendo água todos os dias.
Além disso, 80% do bairro Universitário também já tem acesso à água de forma diária, enquanto intervenções continuam em outros bairros da cidade. A meta da Compesa é finalizar as obras no restante da cidade até o primeiro semestre de 2025, quando se espera o fim do rodízio de abastecimento em toda a cidade.
Compromisso com a qualidade e sustentabilidade
De acordo com Guilherme Freire, diretor Regional do Sertão da Compesa, a utilização de tubulações de maiores diâmetros e de material mais resistente garantirá um abastecimento mais eficiente e duradouro. “Quando finalizamos um trecho, a população já sentirá os efeitos da melhoria do abastecimento, com a instalação de infraestrutura de qualidade e que atenderá à demanda crescente da cidade”, afirmou Freire.
Essa obra representa um avanço significativo no abastecimento de água para Serra Talhada, atendendo a uma demanda histórica da população.
Relacionado
Serra Talhada receberá água diariamente nas torneiras com investimento de R$ 22 milhões da Compesa
Siga nossas redes