Júnior Campos
Cotidiano

STF marca audiência de conciliação entre União e Pernambuco na disputa pela titularidade de Fernando de Noronha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski marcou para quarta-feira (25), às 15h, uma audiência de conciliação relativa à ação cível em que a União pede que seja reconhecida a titularidade federal sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha, cujo “domínio” é do governo de Pernambuco.

A ação pede, ainda, que o estado de Pernambuco observe todas as cláusulas do contrato de cessão de uso em condições especiais da área.

A tentativa de conciliação será feita por meio de videoconferência. Lewandowski solicitou que o governo federal e o governo de Pernambuco indiquem representantes com poderes de decisão.Na ação que originou a disputa pela titularidade de Noronha, a Advocacia-Geral da União (AGU) diz que o governo de Pernambuco estaria concedendo autorizações indevidas para edificações na faixa de praia, bem como permissões de uso sem autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), permitindo o crescimento irregular da rede hoteleira.

governo federal alega, ainda, que o governo estadual não cumpre a obrigação de prestação anual de contas das atividades desenvolvidas no arquipélago, nem faz os pagamentos mensais à União.

Em visita a Fernando de Noronha no mês de abril o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que está confiante na decisão favorável para Pernambuco, na ação que tramita no STF.

Related posts

Governo aumenta horário de eventos em bares, mas devem ser realizados com mesas e cadeiras, sem dança

Júnior Campos
3 anos ago

Afogados da Ingazeira recebe programação da 4ª Semana do Audiovisual Negro

Júnior Campos
3 semanas ago

Assistência Social de Serra Talhada fica em 2° lugar em Pernambuco

Júnior Campos
2 anos ago