Sesc Triunfo vai promover nesta semana uma de culturais gratuitas na Fábrica de Criação Popular. A partir de amanhã (18), às 19h, a unidade vai reunir maestros para o 1° Encontro de Regentes do Pajeú. O objetivo é promover uma imersão na memória social, afetiva e nos desdobramentos das questões patrimoniais que abarcam as territorialidades das bandas de música do Pajeú.
O evento é aberto ao público e contará como convidados da roda de diálogos os seguintes regentes: maestro Cacá Malaquias (Carnaíba), maestro Ricardo Lima (Triunfo) e maestro Toinho de Triunfo (Triunfo). A perspectiva é traçar diálogos sobre tradição, modernidade e os desafios da manutenção, reafirmação da identidade e continuidade dos processos educativos.
Já na sexta-feira (19/11) e no sábado (20/11), a Fábrica de Criação Popular vai sediar o II Painel Sonoro Rosa Pau Ferro. A mostra tem o objetivo de possibilitar aos ouvintes o contato com o repertório das bandas de música. No primeiro dia, o grupo convidado é o Quinteto Delvanir. No dia 20, será a vez do Quinteto Pau Ferro e o Quintetop. Durante os dois dias, o público poderá apreciar a execução de dobrados, polcas, valsas, maxixes e marchas graves, entre tantos outros estilos tradicionais das bandas filarmônicas.
A maestrina Rosa Pau Ferro nasceu na cidade de Triunfo, mais precisamente no Sítio Iço, não se sabe a data. Passou a morar na cidade de Serra Talhada, onde aprendeu a tocar piano e foi onde se destacou musicalmente. Foi a 1ª mulher a se tornar maestrina no Sertão do Pajeú. Trabalhou em várias cidades da região e tem entre suas composições: ‘O Guarani’, que foi feita em homenagem ao Theatro Cinema Guarany de Triunfo; ‘Alvora’ e uma ‘Valsa’ que não tem no