Nesta sexta-feira (19) as prefeituras brasileiras receberão o repasse do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizando R$ 1.966.179.527,05, descontando a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Considerando os valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante atinge R$ 2.457.724.408,81.
No entanto, em comparação com o mesmo período de 2023, este decêndio apresenta uma queda real de 5,95%, considerando o impacto da inflação no período. Essa diminuição contrasta com o desempenho do FPM no acumulado de janeiro até o momento, que registra um crescimento de 4,89%. Esse aumento se deve, principalmente, ao repasse mais substancial no primeiro decêndio do ano, com um aumento de 9,69%.
Uma novidade neste ano é a implementação do redutor financeiro no Fundo, devido à criação do período de transição para perdas de coeficiente do FPM. Essa medida afeta diretamente os municípios que perderam população, de acordo com o último Censo, e que cairiam de coeficiente. Esses municípios, conhecidos como “Municípios diretamente afetados”, agora terão uma redução gradual ao longo de 10 anos, ao invés de uma diminuição total de uma vez.
O cenário revela um panorama complexo para as administrações municipais, que precisarão lidar não apenas com a queda no segundo decêndio, mas também se adaptar às mudanças estruturais no repasse do FPM, garantindo uma gestão financeira eficiente diante dessas variáveis.
Relacionado
Related posts
Publicidade


Buscar
Outras Notícias
Siga nossas redes