O podcast ElesPOD, apresentado por Júnior Campos e Marina Ferraz, recebeu no episódio desta segunda-feira (03) a secretária da Mulher de Serra Talhada, Vera Gama, e a advogada Simone Soares, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), para um debate sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres no município.

Durante a conversa, foram discutidos os números e os casos mais recentes de violência de gênero na cidade, como o feminicídio de Cícera Regina, que chocou a população no bairro Vila Bela. Também foi abordado o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher e o impacto das ações realizadas no município.

Em primeira mão, Vera Gama revelou que Serra Talhada será sede, em fevereiro, da Câmara Técnica do Governo de Pernambuco para o Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres, dentro do Pacto pela Vida. A iniciativa envolve uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios e tem como foco a implementação de estratégias inovadoras para fortalecer a Lei Maria da Penha, incluindo: Patrulha Maria da Penha, 190 Mulher e Monitoramento Eletrônico de Agressores. Essas ações são desenvolvidas com o apoio da Secretaria de Defesa Social e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Durante a entrevista, Vera Gama mencionou que muitas novidades estão sendo planejadas para 2025, o que nos levou a questionar os números da violência registrados no último ano. “Eu acredito bastante, Vera, no seu trabalho e em todos os que fazem a política da mulher da cidade de Serra Talhada, que a gente feche de fato 2025 com bons números. Em 2024, a gente fechou com 748 casos de violência doméstica e familiar, não foi?”, questionei.

Em resposta, a secretária destacou que os números refletem não apenas a existência da violência, mas também o fortalecimento da rede de apoio às mulheres no município. “Mas a gente também fechou sabendo que essas mulheres tiveram coragem, essas mulheres foram empoderadas, essas mulheres tiveram o caminho para denunciar,”, pontuou Vera Gama.

Política em debate: Vera Gama avalia figuras da oposição

No quadro de interação das redes sociais, onde os convidados analisam personalidades políticas usando emoções, Vera Gama comentou a saída de Helano Peixoto do governo Márcia Conrado e sua adesão ao bloco de oposição liderado pelo deputado estadual Luciano Duque. A secretária também avaliou a postura do ex-vereador Vandinho da Saúde, um dos opositores mais ferrenhos à gestão municipal, e não poupou comentários sobre Luciano Duque e seu filho, Miguel Duque.

O episódio está imperdível, confira: