O secretário de Administração de Serra Talhada, Renan Pereira, participou do podcast ElesPod, apresentado por Júnior Campos e Marina Ferraz, e falou sobre sua recondução à pasta, a importância de seu trabalho na gestão e as especulações sobre seu futuro político.

Critério de nomeação e papel na administração

Renan explicou que sua nomeação para o segundo mandato da prefeita Márcia Conrado seguiu um critério estabelecido pela gestora. Segundo ele, no primeiro momento, foram anunciados os novos nomes que assumiriam as secretarias, e, posteriormente, os que já faziam parte do governo e permaneceriam nas funções.

“Após as mudanças, ela nomeou pessoas novas em cada pasta, e depois anunciou o restante do governo, que são as pessoas que já estavam. Então, de fato, as novidades vieram primeiro, e quem já estava ficou por último. Foi por isso que gerou esse suspense”, explicou o secretário.

Renan destacou que sua recondução é um reflexo do trabalho que tem desempenhado, ressaltando o cuidado com os servidores e a população.

“Eu fico feliz porque é um reflexo de todo um trabalho. A gente tem um cuidado grande tanto com os servidores como com a população. E eu fico feliz de sempre ser lembrado, de o pessoal estar acompanhando minha caminhada. Pra mim, é dever cumprido”, afirmou.

Influência no governo e visibilidade política

O secretário também comentou sobre a autonomia que recebeu da prefeita para gerenciar processos seletivos e admissões em diversas secretarias. Segundo Renan, a mudança ocorreu em 2022, quando Márcia alterou a legislação municipal.

“Ela unificou todas as atribuições a respeito de admissão de servidores e processos seletivos, e deixou isso na minha mão. Eu sou o único secretário que pode fazer qualquer tipo de processo seletivo, qualquer ação relacionada a qualquer outra secretaria. Isso me deu um diálogo muito grande com todas as pastas e ajudou a fortalecer minha atuação”, pontuou.

Renan também explicou que sua maior exposição nas redes sociais tem sido uma estratégia para ampliar o alcance do seu trabalho e facilitar a comunicação com a população.

“Eu cheguei no meu limite no sentido de alcance ao público. Vi que precisava me comunicar melhor, dar mais visibilidade ao trabalho que desenvolvo. Muita gente não sabia para quem direcionar determinadas demandas, então comecei a dar mais publicidade às ações da Secretaria de Administração”, disse.

Especulações sobre o futuro e o cenário político

Diante das especulações sobre seu futuro político e a possível sucessão de Márcia Conrado, Renan foi cauteloso, mas não descartou possibilidades. Seu nome tem sido citado, ao lado de outros como Allan Pereira, Márcio Oliveira e Gabriel Pereira, como possíveis sucessores da prefeita.

“É algo que eu não falaria hoje, que nunca seria político. Mas também não descarto a possibilidade. Por isso, estou deixando minha imagem mais evidente, para que conheçam não só o profissional Renan, mas também a pessoa”, afirmou.

Sobre uma eventual escolha de Márcia entre João Campos e Raquel Lyra para a disputa pelo Governo de Pernambuco, Renan reforçou a confiança na prefeita:

“Márcia é uma pessoa decidida. Tenho certeza de que ela tomará a melhor decisão para o grupo, e todos estarão com ela nessa escolha”, comentou.