Em um ato de ousadia surpreendente, um homem foi preso em flagrante na noite do dia 25 de dezembro, em Serra Talhada, ao furtar mais de 20 metros de fios de alta tensão do prédio do IPA, instituição vizinha à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local. A ação ocorreu por volta das 21h, quando policiais do 14º BPM estavam na delegacia apresentando outra ocorrência.

O vigilante do prédio público percebeu a atividade criminosa e acionou imediatamente os policiais. Sem perder tempo, o efetivo pulou o muro da delegacia e encontrou o homem ainda no local, com o material furtado. Ele foi detido e conduzido à DPC, onde foi autuado em flagrante.

Endurecimento das penas para crimes dessa natureza

Nesse sentido, uma lei de autoria do deputado estadual Luciano Duque, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), propõe penalidades administrativas rígidas para quem participar de esquemas de comercialização de materiais roubados.

O projeto prevê multas pesadas e até o cancelamento de registros de ICMS para empresas que comprarem, venderem ou armazenarem produtos como fios furtados sem a devida comprovação de origem. Além disso, estabelece punições para ferros-velhos e outros estabelecimentos que não emitam nota fiscal, coibindo a receptação desses itens.