“Ele era uma pessoa trabalhadora, direita, mas estava com uma depressão profunda há algum tempo. Sempre dizia que queria sair…ontem não deu tempo.” O desabafo é de uma prima de Bonifácio Tomé da Silva Filho, morto após confronto com a polícia em Serra Talhada, na noite desta quinta-feira (10). O relato foi feito ao radialista Tony Alencar, no programa Hora do Moído, da Rádio Cultura, na manhã desta sexta-feira (11).

Segundo ela, Bonifácio estava em surto, e a família chegou a acionar os bombeiros para que ele fosse internado, mas o atendimento não aconteceu a tempo.

“Chamaram a polícia para ajudar, mas os policiais disseram que só iam pegar ele se estivesse quebrando tudo. Aí foi o que aconteceu, essa tragédia”, lamentou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por volta das 19h50 para atender a uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. No local, a equipe encontrou uma vítima já em óbito, com cerca de 11 perfurações nas regiões do tórax, cervical, braços, mãos e bacia. Tratava-se de Bonifácio.

O soldado Jeová, de 34 anos, baleado no pescoço durante o confronto, já havia sido socorrido ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) e, em seguida, transferido ao Hospital Eduardo Campos. De acordo com o boletim médico, o projétil atingiu a região atrás da orelha e atravessou em diagonal, sem atingir órgãos vitais. O policial encontra-se consciente, orientado e com dores leves. O 2º sargento Lacerda, de 55 anos, também foi ferido na mão.

O caso

A informação da morte de Bonifácio e de policiais feridos foi trazida com exclusividade ontem à noite por nossa reportagem, que acompanhou a movimentação intensa da Polícia Militar e Civil pelas ruas da cidade.

De acordo com o boletim da ocorrência, Bonifácio teria invadido a Delegacia de Polícia Civil, onde, após luta corporal com um policial, conseguiu tomar uma pistola e um celular. Em seguida, fugiu efetuando disparos pelas ruas da cidade.

O suspeito foi localizado na Avenida Luísa Ferraz de Lima, no bairro Tancredo Neves, pela equipe do Malhas da Lei. Ao ser abordado, Bonifácio reagiu com novos disparos e entrou em luta corporal com os policiais. Na troca de tiros, foi atingido e morreu no local. A arma roubada foi recuperada.

A Polícia Civil investiga o caso, e os veículos utilizados pelo suspeito também foram apreendidos.