De janeiro a dezembro de 2023, 120 pessoas foram mortas por policiais e agentes de segurança pública em Pernambuco. Em média, a polícia matou uma pessoa a cada três dias no estado. O número é 30,42% superior ao registrado no ano de 2022, quando os agentes de segurança pública foram responsáveis por 92 mortes em Pernambuco.
As mortes por policiais em 2023 ocorreram em 42 cidades do estado. Mais de um terço dos casos, porém, estão concentrados em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
O caso de maior repercussão foi o de Alex da Silva Barbosa, de 33 anos. Um dia após trocar tiros com a polícia, resultando na morte de dois policiais militares, Alex foi encontrado no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, e morto com tiros na cabeça no tórax. Antes, cinco parentes de Alex haviam sido assassinados por homens encapuzados em dois endereços diferentes. A polícia investiga todas as mortes do caso.
Dos mortos, 118 eram do sexo masculino e duas eram mulheres. Dois terços das vítimas tinham menos de 30 anos (82 pessoas) e oito eram menores de 18 anos.
As estatísticas mostram que as mortes por agentes do estado foram concentradas na Região Metropolitana do Recife, com 55,84% dos casos – sendo 16,67% deles apenas na capital e os outros 39,17%, nos demais municípios do Grande Recife.
Fonte: G1