A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), por meio do 23º Batalhão, divulgou nesta quarta-feira (24) novos detalhes sobre a tentativa de assalto frustrada que resultou na morte de um dos suspeitos, após confronto com um policial militar do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), na zona rural de Tabira.

O caso aconteceu na noite da terça-feira (23), às margens da rodovia PE-304, nas proximidades do Sítio Bandeira, em frente ao Estande de Tiro Pajeú. O alvo da investida criminosa foi o cabo Bionatan, lotado no BEPI e natural de Tabira. Ele pilotava sua motocicleta, acompanhado da esposa, quando foi abordado por dois homens armados.

Durante a ação, os assaltantes chegaram a efetuar disparos contra o casal. O policial reagiu, dando início a um intenso tiroteio. De acordo com a PM, os criminosos fugiram pela mata utilizando duas motos — a do casal, que foi roubada, e outra utilizada pelos assaltantes. Havia indícios de que ambos haviam sido feridos na troca de tiros.

Em nota, a corporação informou que equipes do 23º BPM e do próprio BEPI iniciaram diligências ainda durante a noite e localizaram os veículos abandonados. Durante a perseguição, o efetivo foi novamente atacado a tiros. No revide, um dos suspeitos foi encontrado ferido, ainda com sinais vitais, mas não resistiu após ser socorrido ao hospital municipal.

Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre .32 com numeração suprimida e cinco munições — sendo duas deflagradas, duas pinadas e uma intacta — além de uma bainha de arma na cintura. O suspeito tinha passagens por roubo em Pernambuco e também no estado de Goiás.

Durante as buscas, duas mulheres foram encontradas nas imediações. Uma se apresentou como companheira do suspeito morto; a outra apontou o segundo envolvido como seu companheiro, natural de Cabedelo (PB), com histórico de roubo a instituições financeiras e monitorado por tornozeleira eletrônica. Uma terceira motocicleta, com placa do Pará e chassi adulterado, foi apreendida com uma das mulheres.

O segundo suspeito segue foragido, e as forças de segurança continuam com as buscas na região.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão da 20ª DESEC, em Afogados da Ingazeira, e um inquérito foi instaurado para apurar o caso.