O governo Raquel Lyra divulgou oficialmente a o balanço das mortes no primeiro semestre e informou que “as ações e investimentos” para reforço da segurança pública contribuíram para a queda nos índices de violência no 1º semestre. O novo programa que vai substituir o Pacto Pela Vida ainda não saiu, prometido para o segundo semestre deste ano. Segundo os números oficiais, as análises criminais contabilizaram de janeiro a junho, 4,8% menos CVLIs do que no mesmo período em 2022, que corresponde a 1.722 vítimas, comparado a 1.809 do ano anterior.

A atuação integrada no Estado resultou em 78 conduções por flagrante de acusados de cometer homicídios. Dos 254 casos de CVLIs registrados em Pernambuco, no mês de junho, 174 (68,5%) foram motivadas por atividades criminais.

Zero homicídios em 98 municípios pernambucanos em junho

O governo do Estado destacou que, no acumulado de 2023, houve uma redução de 4,8% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). No mês de junho, tanto a Zona da Mata (13%) quanto a Região Metropolitana do Recife (11,3%) apresentaram diminuição no número de homicídios. E o Sertão se destaca na queda no número de roubos, com 46,7% a menos no mês

Com equipes integradas e muito trabalho sendo executado, o balanço das estatísticas criminais da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostra que o mês de junho terminou com 98 municípios pernambucanos sem registro de homicídios.