Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta terça-feira (5), a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O deputado Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente com 37 votos, enquanto a disputa pela 1ª Secretaria segue, pela primeira vez, para o segundo turno, entre Francismar Pontes (PSB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade).

Porto consolidou sua liderança à frente da Alepe ao garantir 37 dos 49 votos possíveis. Dez deputados votaram em branco e dois optaram por anular seus votos. Reeleito com ampla maioria, Porto continuará a presidir a Casa pelo 3° mandato.

O cargo de 1ª secretário, responsável pela gestão administrativa da Alepe, teve a votação mais acirrada. Francismar Pontes recebeu 22 votos e Gustavo Gouveia obteve 20. Entretanto, nenhum dos dois alcançou o mínimo de 25 votos necessários para vencer no primeiro turno.

Houve 7 abstenções na votação, e, como o quórum necessário não foi atingido, a eleição segue para o segundo turno. Nesta nova etapa, o candidato com maior número de votos será eleito, encerrando a disputa pelo cargo.