Nesta segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou uma sessão extraordinária para votar o Projeto de Lei 001/2024, proposto pela prefeita Márcia Conrado (PT), que reajusta em 3,62% o piso salarial dos profissionais do magistério. Após a votação, o presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro, concedeu uma entrevista ao comunicador Sérgio Hernandes para comentar sobre o rápido desfecho da votação.
Durante a entrevista, Enfermeiro explicou que o projeto era uma obrigação anual, seguindo as diretrizes do governo federal, e que a rapidez na votação ocorreu para cumprir o prazo estipulado. O presidente destacou o compromisso da Câmara em discutir e aprovar o reajuste, evitando possíveis atrasos que poderiam prejudicar os profissionais da educação.
Ao ser questionado sobre a demanda dos professores, que inicialmente pleiteavam um aumento de 15%, Enfermeiro ressaltou as limitações impostas pelo governo federal, mas afirmou que a Câmara se compromete a realizar reuniões com o governo, e o SINTEST para discutir e analisar a progressão salarial. Ele anunciou uma reunião agendada para o dia 5 de fevereiro, junto ao secretário de educação Edmar Júnior, para buscar soluções que beneficiem os professores.
O presidente também abordou a questão da progressão salarial, destacando que o projeto congelado em 2021 será objeto de análise em conjunto com o secretário de educação, buscando avanços que atendam às demandas dos educadores.