A campanha eleitoral para as eleições de 2024 em Carnaíba já se inicia com polêmica. Nesta quarta-feira (27), uma Fake News circulou em diversos grupos de Whatsapp, tentando enganar os eleitores com cards falsos contendo resultados de uma pesquisa eleitoral que nunca aconteceu.
Os cards foram produzidos a partir de uma pesquisa legítima realizada pelo Instituto Opinião em São José do Egito, porém, com as fotos dos pré-candidatos a prefeito de Carnaíba trocadas de forma fraudulenta.
A fraude foi prontamente desmascarada pela administração municipal, liderada pelo prefeito Anchieta Patriota. Em pronunciamento oficial, Patriota destacou a gravidade do ocorrido, ressaltando que a disseminação de Fake News é crime e não será tolerada em Carnaíba.
O Instituto Opinião, responsável pela pesquisa original em São José do Egito, também se manifestou por meio de uma nota oficial, confirmando que a empresa não conduziu nenhum levantamento eleitoral em Carnaíba. A instituição repudiou veementemente o uso indevido de seus resultados para a criação de informações falsas.
“Fake News não passará em Carnaíba! Estaremos atentos em busca da verdade, porque aqui não há espaço para engano. Queremos uma campanha limpa, transparente e democrática, que respeite a vontade do povo e a legislação eleitoral”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota.
Anchieta enfatizou o compromisso em adotar medidas rigorosas para combater a propagação de informações falsas durante a campanha eleitoral.