A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está em ebulição com a proximidade da eleição para a nova Mesa Diretora, marcada para o biênio 2025-2026. Enquanto o consenso em torno da reeleição do presidente Álvaro Porto (PSDB) parece consolidado, a disputa pela primeira-secretaria está movimentando intensamente os bastidores. Atualmente ocupada por Gustavo Gouveia (Solidariedade), a cadeira pode vir a ser transferida para o deputado Francismar Pontes (PSB).
Em 2023, a eleição da Mesa Diretora chegou a ser realizada de forma antecipada, mas uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou o pleito. A votação definitiva do STF deve ocorrer nesta segunda-feira (18), com expectativa de manter a anulação. Este cenário reacendeu articulações na Alepe, onde os deputados já se preparam para a nova votação, marcada para o dia 2 de dezembro.
No centro da disputa, Francismar Pontes e Gustavo Gouveia medem forças em busca do apoio dos colegas para o cargo de primeiro-secretário. A votação será secreta, o que aumenta as incertezas e abre a possibilidade de uma vitória surpreendente do socialista Francismar, que estaria, segundo fontes, com potencial de angariar mais votos do que o previsto.
De acordo com o líder do PP na Alepe, Kaio Maniçoba, o apoio ao nome de Francismar já seria expressivo: “O deputado Francismar parte hoje com, no mínimo, 20 votos. Eu tenho certeza, anote o que eu estou lhe dizendo, a gente vai ter uma vitória com algo em torno de 30 votos”, afirmou Maniçoba, confiante.
Por outro lado, o deputado Luciano Duque, líder do Solidariedade na Assembleia, declarou ao blog que, apesar das movimentações em torno de Francismar Pontes, permanece confiante na reeleição de Gustavo Gouveia como primeiro-secretário. “Acredito na recondução de Gouveia, que é um colega de partido e vem fazendo um trabalho importante na primeira-secretaria da Alepe”, afirmou Duque.
Apesar das especulações e movimentações, o presidente Álvaro Porto tenta amenizar o clima de disputa, promovendo um discurso de pacificação em prol de sua reeleição e da permanência de Gustavo Gouveia.
Siga nossas redes