Os bastidores da política de Serra Talhada estão fervendo enquanto a prefeita reeleita Márcia Conrado (PT) começa a reorganizar o tabuleiro político para seu segundo mandato, que se inicia em 2025. As mudanças no primeiro escalão de seu governo estão sendo amplamente debatidas, gerando expectativas sobre as novas estratégias e nomes que ocuparão posições-chave na administração municipal.

Fontes próximas ao governo revelaram ao blog Júnior Campos algumas das possibilidades em discussão, que podem trazer surpresas e confirmar especulações.

Secretaria de Saúde

Uma das maiores expectativas é a substituição de Lisbeth Rosa, que atualmente comanda a Secretaria de Saúde. Dois nomes têm ganhado força nas articulações: Márcio Oliveira, vice-prefeito que encerra seu mandato no dia 31 de dezembro, e Socorro Brito, esposa do ex-prefeito Carlos Evandro e ex-secretária de Saúde de Serra Talhada.

Socorro Brito tem experiência na pasta e um histórico de atuação na área, tendo ocupado o mesmo cargo durante a gestão de Luciano Duque. Já Márcio Oliveira, que encerra sua atuação como vice-prefeito, surge como um nome de confiança, capaz de assegurar a integração entre gestão e população.

Romério do Carro de Som pode assumir nova pasta no Executivo

O vereador Romério do Carro de Som (PSD), reeleito, também está no centro das negociações. Segundo apurações do blog, ele teria sido convidado para assumir a Secretaria de Serviços Públicos ou Relações Institucionais, cargos estratégicos para a gestão de Márcia. A tendência, no entanto, é que ele aceite liderar a Secretaria de Serviços Públicos, alinhada ao seu perfil político e às demandas da população.

Caso Romério migre para o Executivo, sua vaga na Câmara Municipal será ocupada pelo suplente Gin Oliveira, que foi líder de governo na gestão Márcia Conrado e tem um histórico de defesa contundente da prefeita no Legislativo. A manobra fortalece a base aliada e permite que Gin retorne à Câmara com protagonismo.

Duquinho deve assumir a Chefia de Gabinete

João Duque Filho, o Duquinho, também é cotado para compor o primeiro escalão, assumindo a Chefia de Gabinete. Candidato a vereador pelo Avante nas últimas eleições, Duquinho obteve 533 votos, e sua nomeação amplia o espaço do partido na gestão, contemplando a coligação que apoiou Márcia Conrado na reeleição.

Lisbeth Rosa pode ir para a AESET

O blog ainda apurou, que além de deixar a Secretaria de Saúde, há a possibilidade de Lisbeth Rosa assumir a Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET).

Vera Gama retorna à Secretaria da Mulher

Vera Gama, que disputou uma vaga na Câmara nas últimas eleições, também retorna ao primeiro escalão como titular da Secretaria da Mulher, reforçando as pautas de gênero no município.

Outras mudanças no primeiro escalão

Entre as movimentações previstas, estão:

Josenildo Barbosa, atual presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, deve assumir a Secretaria de Assistência Social, uma pasta que já comandou na gestão de Luciano Duque.

Rafael Oliveira, está cotado para liderar a Secretaria de Governo.

Blog cravou

As informações apresentadas são fruto de apuração do blog, que acompanha de perto as negociações e articulações políticas nos bastidores. Até o momento, as nomeações não foram oficializadas, mas o blog já cravou a primeira baixa no primeiro escalão: a saída de Priscila Freyre, – Secretária Executiva da Receita Municipal – reconhecida pela competência e pelo trabalho exemplar. “Estou saindo de Serra”, disse Priscila com exclusividade ao blog.