A votação do Projeto de Resolução (PR) nº 2.729/2025, que aprova a indicação do novo administrador geral de Fernando de Noronha, foi motivo de discussão acalorada durante a reunião da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada nesta terça-feira (15). O projeto, encaminhado pelo Poder Executivo em 27 de março, ainda não foi incluído na pauta do colegiado.
Desde o dia 28 de janeiro, o arquipélago está sem administrador geral. O indicado atual para o cargo é o advogado Virgílio de Almeida. Anteriormente, o Governo do Estado havia indicado Walber Santana, então secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, mas o nome foi retirado na véspera da sabatina que seria realizada pela Comissão.
Durante a reunião, deputados da base governista cobraram a apreciação do novo nome. O deputado Antônio Moraes (PP) solicitou que o projeto fosse colocado em votação. Parlamentares como João Paulo (PT), Renato Antunes (PL) e Débora Almeida (PSDB) também manifestaram apoio à análise da indicação.
Débora Almeida defendeu que a Comissão deve se ater à análise dos requisitos técnicos para o cargo. “A esta Comissão cabe analisar se a pessoa indicada atende aos requisitos do cargo. A discricionariedade cabe à governadora, que é a quem compete fazer a indicação”, afirmou.
Por outro lado, o presidente da Comissão, Coronel Alberto Feitosa (PL), criticou a condução do processo por parte do Governo. “Considerei um desrespeito com esta Casa. A pauta é uma prerrogativa do presidente da Comissão. Estou conversando com outros parlamentares e tentando construir um momento propício para a votação”, disse.
Na mesma linha, o deputado Rodrigo Farias (PSB) destacou que o projeto será pautado “no tempo certo”, indicando que ainda não há consenso para avançar com a votação.
Enquanto o impasse político continua, Fernando de Noronha segue sem comando formal na administração geral, situação que, segundo parlamentares, precisa ser resolvida com urgência para garantir a governança e continuidade das ações públicas no arquipélago.
Relacionado
Votação de nome para administração de Fernando de Noronha gera debate na Comissão de Justiça
Related posts
Publicidade


Buscar
Outras Notícias
Siga nossas redes