Júnior Campos
Redação

‘Cabras de Lampião’, grupo de xaxado de Serra Talhada desfilou sambódromo do Anhembi

A Mancha Verde foi a terceira escola a desfilar no segundo dia do Grupo Especial do Carnaval em São Paulo, nesta madrugada de domingo (19).

A atual campeã da elite do carnaval paulistano defendeu o enredo “Oxente – Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, com a presença da rainha de bateria Viviane Araújo e de parentes de Lampião e Maria Bonita.

A escola alviverde mostrou a força da dança criada no Sertão Pernambucano e popularizada por Luiz Gonzaga. O Rei do Baião veio representado com um boneco gigante articulado segurando uma sanfona, no último carro.

Do carro abre-alas, com alusão à caatinga, até as últimas alas, celebrando as festas e quadrilhas de São João, a Mancha trouxe vários tons de verde ao Anhembi. Em busca do tricampeonato, a escola contou com 230 ritmistas na bateria, enquanto Viviane Araújo sambava em seu 17º ano de reinado.

Cangaço, fé e artesanato

O segundo carro retratou o tempo do cangaço, com um boneco de Lampião, além de parentes dele, como Expedita Ferreira, a única filha do cangaceiro. Ele e Maria Bonita também foram lembrados em fantasias do começo do desfile.

Padre Cícero foi homenageado no carro “Fé no Padim Ciço e a arte de Mestre Vitalino”. Essa alegoria simbolizou a fé dos nordestinos e trouxe estátuas inspiradas no trabalho do artesão pernambucano Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963).

O grupo de Xaxado “Cabras de Lampião” de Serra Talhada participou do desfile em um carro alegórico, apresentando a história e tradição do xaxado. Ao todo, treze pessoas da cidade desfilarem, sendo dez dançarinos e três participantes junto da diretoria da escola de samba. A filha do cangaceiro Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, também participou do desfile.

O grupo Cabras de Lampião foi fundado em 1995 com o objetivo de preservar a história de Lampião, um dos mais famosos cangaceiros do Brasil, através do xaxado. Com sede na cidade onde nasceu Lampião, o grupo se tornou um dos maiores divulgadores desta dança e tem como missão manter viva a tradição sertaneja através de suas apresentações.

Fonte: G1

Related posts

Raquel Lyra e Priscila Krause recebem medalha do Ministério Público de Pernambuco

Júnior Campos
2 anos ago

Após reunião com Lula, ministro e deputado; Márcia comemora retomada das obras do Vanete Almeida

Júnior Campos
2 anos ago

Agência do Trabalho de Serra Talhada com novas vagas

Júnior Campos
2 anos ago