Os dados da pesquisa Modal/Futura sobre as eleições 2022 em Minas Gerais saíram nesta terça-feira (23), um dos cenários analisados pelo levantamento foi a rejeição dos candidatos à presidência.
O levantamento demonstra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais rejeitado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais. Lula consegue ganhar de Bolsonaro nos índices de rejeição por 8,4 pontos.
A pesquisa permite que os eleitores apresentem mais de um candidato em que não votariam de jeito nenhum. Com base nesse levantamento, Lula é rejeitado por 43,9% dos mineiros entrevistados, enquanto o presidente Bolsonaro detém 35,5% dos votos negativos.
Ciro Gomes (PDT) também se mantém em terceiro lugar nesta disputa e detém 11,8% dos níveis de rejeição entre os mineiros. Simone Tebet (MDB), que fica na quarta posição nos índices de votação, está na 5º posição nessa categoria.
A pesquisa realizou entrevistas por telefone com 1200 eleitores de Minas Gerais entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-09198/2022.