Uma pesquisa divulgada na madrugada deste sábado (3), pelo Blog do Alberes Xavier, coloca o candidato oposicionista Flávio Marques na liderança pela prefeitura de Tabira, no Sertão do Pajeú. A pesquisa DataTrends, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PE-08984/2024, foi realizada entre os dias 28 e 29 de julho, ouvindo 400 eleitores da cidade.

De acordo com os dados, Flávio Marques lidera com 56% dos votos válidos, enquanto a atual prefeita e candidata à reeleição, Nicinha Melo, aparece com 44%. A margem de erro da pesquisa é de 4,86%, com um grau de confiança de 95%.

No cenário espontâneo, onde os entrevistados manifestam suas preferências sem a apresentação de uma lista de candidatos, Flávio Marques alcança 35%, contra 32% de Nicinha Melo, com 33% de eleitores ainda indecisos. Já na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados, Flávio sobe para 52% e Nicinha para 40%, enquanto brancos e nulos somam 3% e os indecisos são 5%.

Em relação ao potencial de voto, 46% dos entrevistados afirmam que votariam com certeza em Flávio Marques, enquanto 15% dizem que poderiam votar nele e 35% declaram que não votariam de jeito nenhum. Apenas 3% dizem não conhecer o suficiente e 1% não soube ou não respondeu. Já para Nicinha Melo, 40% votariam com certeza, 13% poderiam votar, 45% não votariam de jeito nenhum, 1% não conhece o suficiente e 1% não soube ou não respondeu.

Apesar da desvantagem na disputa, a gestão da prefeita Nicinha Melo ainda conta com aprovação significativa entre os tabirenses, com 64% dos entrevistados aprovando sua administração e 35% reprovando. Os indecisos representam apenas 1% do total.

A pesquisa DataTrends foi divulgada por um pool de veículos de comunicação composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Com esses números, o cenário eleitoral em Tabira começa a se delinear, indicando uma disputa acirrada e decisiva entre Flávio Marques e Nicinha Melo, que deve intensificar a campanha nas próximas semanas em busca de reverter ou consolidar o atual quadro.