Júnior Campos
Redação

Quixaba e Tuparetama lideram ranking dos que menos vacinaram crianças contra COVID-19

Dos 17 municípios que compreendem a região do Pajeú, em Pernambuco, pelo menos 6 deles (Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Calumbi, Itapetim, Tuparetama e Quixaba), ainda não alcançaram os 30% do público alvo (crianças de 5 a 11 anos), com aplicação da dose da vacina contra a COVID-19.

Liderando o ranking, Quixaba; imunizou apenas 7% das crianças de um total de 884 (oitocentos e oitenta e quatro). No município, a campanha pediátrica de imunização contra COVID-19 foi anunciada para crianças com 11 anos de idade na última sexta-feira (11).

Informações obtidas através do Painel do Acompanhamento Vacinal da Secretaria Estadual de Saúde.

“Quixaba deu início a vacinação das crianças a partir dos 11 anos, fique atento ao cronograma e protejam seus filhos contra a covid-19”, diz o informe da Secretaria Municipal de Saúde no facebook.

Seguido de Quixaba, o município de Tuparetama imunizou apenas 150 (cento e cinquenta) crianças com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O número representa 17% do total da população infantil residente no município (892).

O atraso no atendimento ao público de 5 a 11 vai afetar diretamente no retorno das aulas presenciais e o processo de imunização precisa ser feito o mais rápido possível, considerando que já houve uma demora para o início por parte do Governo Federal.

Apesar do número baixo de atendimento ao público infantil, a Administração Pública Municipal de Tuparetama, agendou para esta segunda (14), o início das aulas na rede municipal de ensino de forma presencial.

“A Secretaria de Educação de Tuparetama, manda aquele recado especial aos pais, alunos e toda comunidade escolar, que as aulas na rede municipal de ensino iniciarão no próximo dia 14 de fevereiro. Com o avanço da vacinação infantil em Tuparetama e cumprindo com todos os protocolos sanitários exigidos pela Secretaria Estadual de Saúde, as escolas estão preparadas para receber os estudantes com segurança”, diz o informe publicado em rede social.

Seguindo a recomendação do Ministério Público de Pernambuco – MPPE: Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Flores e Serra Talhada, por exemplo, vão iniciar o ano letivo de forma remoto; já que o órgão orientou que os estabelecimentos de ensino públicos e privados deveram solicitar o comprovante de vacinação da Covid-19, para fins de cadastro, matrícula e renovação da matrícula dos alunos.

O blog de Júnior Campos ainda apurou, que na contramão do ranking dos que menos atenderam o público infantil estão Triunfo 61%, Iguaracy 56%, Carnaíba 52%, Solidão 50% e Flores 41%.

O Pajeú já vacinou 34% do total de crianças da região com a primeira dose. Mais de 40 mil (40.723) já foram aplicadas. Com a aprovação da Coronavac para vacinar crianças de 6 a 11 anos, o governo de Pernambuco acelerou a distribuição no estado do imunizante.

DOSES RECEBIDAS – Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 18.699.423 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.187.660 da Pfizer/BioNTech; 291.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 265.880 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 622.910 da Janssen.

Related posts

Miguel Duque cobra explicações sobre gestão de R$ 72 milhões e promete políticas de segurança para mulheres

Júnior Campos
2 meses ago

Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$ 1.320 para 2023

Júnior Campos
2 anos ago

“Gostaria que Marília dissesse três coisas que fez como secretária. Apenas três”, questiona Danilo, no debate da TV Globo

Júnior Campos
2 anos ago