O governo de Pernambuco afirmou que vai fiscalizar postagens na internet para autuar os locais que realizarem festas clandestinas, especialmente durante o réveillon. Eventos do tipo foram proibidos de acontecer por causa da piora dos índices da pandemia no estado. O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, nesta quarta-feira (30).
“Nós vamos levantar fotos, o que está na internet, o que vai sair no Instagram, nas redes sociais. As pessoas levianamente vão querer participar desse tipo de evento e, aí, nós vamos autuar posteriormente. As multas vão de R$ 1 mil a R$ 100 mil, independente da responsabilização criminal que vai acontecer através de inquéritos abertos pela Polícia Civil”, disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Um decreto válido desde 8 de dezembro proíbe shows e festas durante as comemorações de fim de ano e até depois do carnaval. Cidades como Recife, Jaboatão, Olinda e Ipojuca proibiram mesas, cadeiras e toldos nas praias para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.
Quem flagrar festas ou aglomerações pode fazer denúncias pelos números 190 e 0800.282.1512, ou pelo WhatsApp do Núcleo de Controle da Covid-19, no telefone (81) 3181.7000.