O médico Dr. Breno Araújo (PSB), esposo da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), deu neste sábado (27) o primeiro passo público rumo à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em seu perfil no Instagram, Breno registrou um encontro político no município de Tacaratu ao lado de lideranças locais, incluindo o suplente de vereador Jeferson Pipi e o ex-candidato a prefeito Ubirajara Lima.

Essa é a primeira vez que Dr. Breno se posiciona em tom político nas redes sociais, reforçando o que já era comentado nos bastidores: a consolidação de seu nome como pré-candidato a deputado estadual em 2026. Na legenda da postagem, Breno escreveu:

“Tive a alegria de encontrar o amigo @jeferson_pipi_ suplente de vereador em Tacaratu, e também o companheiro e liderança @_ubirajaralima. Cada conversa é mais um passo na construção de um projeto coletivo, feito com diálogo, respeito e união. Agradeço aos amigos pela conversa. Vamos juntos!”

A movimentação acontece em um cenário de mudanças após a governadora Raquel Lyra trazer para o seu governo o ex-deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) e o Miguel Duque (PODEMOS), filho do deputado Luciano Duque — principal adversário político da prefeita Márcia Conrado em Serra Talhada.

Embora no passado a prefeita tenha negado que seu esposo disputaria mandato, o avanço das negociações políticas estaduais, especialmente com o fortalecimento de adversários históricos, provocou uma reação imediata entre vereadores, secretários e lideranças ligadas à gestão. Esse grupo, que já vinha se articulando nos bastidores, passou a defender abertamente o nome de Dr. Breno como representante do bloco governista nas próximas eleições.

Apesar de Sebastião Oliveira minimizar os impactos, a pré-candidatura de Breno evidencia uma reconfiguração importante do acordo firmado em 2024 para a reeleição da prefeita Márcia Conrado. À época, o entendimento entre o grupo da prefeita e o Avante era de que o apoio político para a reeleição de Márcia teria como contrapartida o apoio da gestão à candidatura de Sebastião Oliveira para deputado estadual em 2026 – é o que sustenta o irmão dele, o deputado federal Waldemar Oliveira . O nome de Breno não era cogitado naquele momento.

Agora, com o lançamento da pré-candidatura de Dr. Breno, o cenário muda completamente e gera tensão entre as forças políticas que antes dividiam o mesmo palanque.

Com isso, Serra Talhada caminha para 2026 com três pré-candidaturas postas a deputado estadual: Dr. Breno Araújo (pelo grupo da prefeita Márcia Conrado), o deputado estadual Luciano Duque (buscando reeleição) e Sebastião Oliveira, que também deverá disputar uma vaga na Alepe.