Os concurseiros de plantão da cidade de Afogados da Ingazeira estão em alerta e de olho nas movimentações do Prefeito Sandrinho Palmeira. No dia 10 de Maio deste ano, Sandrinho animou os que esperam uma oportunidade de concurso público anunciando uma licitação para contratar uma banca organizadora de concurso, mas, até o presente momento, o silêncio impera sobre o assunto.

Nesta quinta-feira (30.06), Sandrinho concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Pajeú FM, em comemoração ao aniversário da cidade, que ocorrerá no próximo mês de julho. Durante a entrevista, o prefeito abordou diversos assuntos, destacando a construção de aparelhos públicos, como escolas, calçamentos e passagens molhadas, além de tratar de um tema de grande interesse da comunidade: o tão aguardado concurso municipal.

O momento mais aguardado pelos ouvintes foi quando o prefeito Sandrinho abordou o assunto do concurso municipal. A prefeitura de Afogados da Ingazeira vem enfrentando questionamentos dos órgãos de controle em relação à contratação de pessoal, apontando irregularidades como a falta de comprovação adequada na contratação, falta de controle nas despesas com terceirização de serviços sem a realização de concurso público e ausência de um concurso para suprir a demanda de pessoal efetivo. O TCE vinculou o atual prefeito a determinação para realização de novo Certame.

Durante a entrevista, o prefeito destacou que os servidores municipais são pagos em dia, ressaltando que isso é uma obrigação da administração. No entanto, não mencionou uma data específica para a publicação do edital do concurso, frustrando a expectativa dos concurseiros e estudantes do município. Também não foram abordados detalhes sobre os cargos, salários ou a legislação de criação dos mesmos.

Outro ponto pouco compreensível é que, desde o anúncio da abertura da licitação para o pleito, ainda não se sabe qual a modalidade da mesma, se será dispensa ou técnica e preço. Vale destacar também que, na época, o Prefeito ressaltou a importância de um processo célere e que, a licitação não iria demorar.

O município está há mais de 15 anos sem realização de concursos públicos. O último foi realizado no ano de 2006, na gestão do ex -prefeito Totonho Valadares, pai do atual vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares.