A Prefeitura de Serra Talhada realizou na última quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores, uma importante ação educativa de capacitação sobre o abate e comercialização de produtos de origem animal em Serra Talhada.

A ação teve como objetivo orientar a cadeia produtiva de abate animal acerca das normas sanitárias obrigatórias para o funcionamento do novo Abatedouro de Serra Talhada, que está sendo construído na região de Juazeirinho, na zona rural do município.

Na ocasião, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) ministrou palestra sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal; e a Vigilância em Saúde de Serra Talhada palestrou sobre o papel da Vigilância Sanitária e a segurança dos alimentos. Houve ainda uma visita às instalações do novo abatedouro.

Antes da ação educativa na Câmara de Vereadores, a prefeita Márcia Conrado realizou uma reunião na sede da Prefeitura Municipal para discutir o tema. Segundo a gestora, o abatedouro será inaugurado até o final do próximo mês de março, gerando mais de 40 empregos direitos, além de empregos indiretos.

A ação educativa contou com a presença da prefeita Márcia Conrado; da secretária de Planejamento e Gestão, Joana Alves; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlito Godoy; da secretária de Saúde, Lisbeth Lima; do secretário-executivo de Agricultura e Recursos Hídricos, Ronaldo Melo; do secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues; do promotor público, Rodrigo Amorim; do gerente da Vigilância em Saúde, Joel Rita; do coordenador da Vigilância Sanitária, José Elisson; do presidente da Adagro, Paulo Roberto Andrade de Lima, e equipe técnica da agência; dos vereadores Vandinho da Saúde, André Terto e China Menezes, além de representantes da empresa concessionária do abatedouro.

Fotos: Dudu Telles e Thiago Santos