A cultura nordestina tomou conta da Praça Gonçalo Gomes na noite desta quarta-feira (9), com a vibrante apresentação do grupo ‘Cabras de Lampião’, dentro da programação do X Circuito Pajeú de Xaxado. O espetáculo, que teve início às 19h30, emocionou o público tabirense com uma encenação cheia de ritmo, poesia e identidade cultural.

A atividade contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Tabira, e integra o circuito que percorre cinco municípios da região do Pajeú, valorizando a tradição do xaxado — dança típica do sertão e símbolo da resistência cultural do povo nordestino.

Vindos de Serra Talhada (PE), terra natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, os artistas encantaram o público ao retratar de forma fiel, alegre e bem-humorada o cotidiano dos cangaceiros nas caatingas, durante os intervalos dos combates. O grupo, que recentemente esteve em turnê pela Itália, trouxe para Tabira um espetáculo vibrante e repleto de identidade.

Estiveram presentes e deram as boas-vindas ao grupo o prefeito Flávio Marques, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Neide Nascimento, e a secretária executiva de Turismo, Gracinha Paulino, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura local e regional.

“A equipe da Cultura já estuda a criação de um espaço cultural fixo, com apresentações semanais ou quinzenais em praça pública, para valorizar nossos artistas e manter viva a tradição cultural de Tabira”, destacou o prefeito Flávio Marques durante o evento.