A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, amanheceu nesta quarta -feira (21) em estado de alerta após ser atingida por uma chuva considerada histórica. Segundo o prefeito Luciano Bonfim, que concedeu entrevista ao comunicador Anderson Tennens no programa A Voz da Notícia, foram 150 milímetros de chuva em menos de 12 horas, provocando danos severos na zona urbana, rural e no distrito de Canaã.
“Foi assustador. Os danos e os agravos foram muito grandes. Uma cidade tão bem cuidada, de repente, devastada por uma força da natureza imprevisível”, desabafou o prefeito, que, mesmo em recuperação de uma cirurgia em Recife, afirmou estar coordenando pessoalmente todas as ações emergenciais.
De acordo com Luciano Bonfim, todas as equipes da prefeitura foram mobilizadas desde a noite anterior, e o município já acionou a Defesa Civil do Estado. O coronel Gláucio Carvalho deve enviar uma equipe completa para Triunfo ainda nesta manhã. O prefeito também destacou que entrou em contato com a Casa Civil de Pernambuco e com representantes do Governo Federal, que orientaram os trâmites legais para o decreto de situação de emergência.
Entre os prejuízos relatados, está a interdição de vias, danos em escolas — inclusive em uma creche recém-inaugurada em Canaã — e a suspensão das aulas na rede pública municipal por falta de condições de tráfego e segurança. “Temos 14 ônibus escolares circulando diariamente e, nesse momento, não há condições para isso”, lamentou.
Outro ponto de atenção é o lago João Barbosa, que transbordou, assim como uma barragem que, segundo o prefeito, apresenta fissuras preocupantes. A Defesa Civil estadual foi informada da situação, e engenheiros já estão avaliando os riscos estruturais.
Mesmo diante do caos, o gestor se mostra confiante:
“Não podemos parar diante da destruição. Enquanto as ajudas externas não chegam, estamos fazendo o possível com recursos próprios. Temos crédito, pagamos em dia, e isso nos dá condição de reagir com responsabilidade e agilidade”, garantiu.
O prefeito reforçou ainda a importância da compreensão da população, diante de uma tragédia climática sem precedentes:
“Nenhum município está preparado para esse volume de água em tão pouco tempo. Mas estamos todos de mãos dadas, trabalhando juntos para reconstruir Triunfo”.
Related posts

Publicidade

Buscar
- Briga entre menores em escola de Serra Talhada termina em confronto com facões e soqueira em praça pública
- CRUELDADE: Crianças são deixadas trancadas, com fome e sede, enquanto responsáveis bebiam em Serra Talhada
- MPPE cria mais um núcleo regional do Gaeco para intensificar atuação contra o crime organizado
Outras Notícias
Siga nossas redes