Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil de Pernambuco prendeu Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, funcionário do padre Airton Freire, que estava foragido e foi indiciado por crimes de estupro. A prisão ocorreu em Garanhuns, no Agreste, durante o cumprimento de um mandado da investigação intitulada “Amnom”.

De acordo com a polícia, Landelino trabalhava com comunicação e era responsável pela filmagem e gravação das missas e dos eventos. Ele havia sido alvo de um mandado de prisão em Arcoverde no dia 14 de julho, mas não foi localizado pela polícia e estava foragido.

“Após os procedimentos de praxe, o homem foi apresentado em audiência de custódia realizada pela comarca de Arcoverde”, esclareceu a Polícia Civil em nota.

Além de Landelino, a Polícia Civil disse em entrevista coletiva na última quarta-feira (26) que, além de Landelino Rodrigues, indiciou outras três pessoas em dois dos cinco inquéritos abertos contra o padre Airton Freire, acusado de estupro, incluindo o sacerdote:

  • Padre Airton Freire: teria abusado e ordenado abusos contra vítimas (preso);
  • Jailson Leonardo da Silva: motorista suspeito de estuprar a personal stylist Silvia Tavares, que levou o caso a público (foragido);
  • Motorista indiciado por falso testemunho: segundo a polícia, o nome não foi divulgado porque não há mandado de prisão contra ele.