A abertura da 8ª edição do Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada nesta segunda-feira (28) no Centro de Convenções, em Olinda, escancarou a tensão entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento, que propõe fortalecer o diálogo entre os entes federativos — com destaque para a presença da Caravana Federativa do Governo Lula —, teve sua cerimônia marcada por trocas de indiretas entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB).
Durante seu discurso, Porto fez um apelo público para que o Executivo estadual efetue o pagamento das emendas parlamentares impositivas de 2024, destacando que metade dos recursos é voltada para saúde, educação, políticas sociais e infraestrutura. A cobrança foi aplaudida pelos prefeitos presentes. Ao fim da fala, o presidente da Alepe retornou ao seu lugar sem sequer cumprimentar a governadora.
Raquel respondeu em tom firme, afirmando que o empréstimo de R$ 1,5 bilhão solicitado pelo Executivo e atualmente em tramitação na Alepe será, sim, votado e aprovado. “Estão me perguntando se ele vai votar o empréstimo. Vai votar, sim. Temos mantido uma boa relação, e todos os projetos que enviamos foram aprovados”, declarou, também recebendo aplausos.
Nos bastidores, comenta-se que tanto a votação do pedido de empréstimo — prevista para esta terça (29) — quanto a sabatina do novo gestor do Arquipélago de Fernando de Noronha vêm sendo postergadas como forma de retaliação pela demora do governo em liberar as emendas parlamentares.
Apesar da tensão política, o congresso cumpriu sua missão institucional, promovendo a aproximação de prefeitos com ministérios e órgãos federais por meio da Caravana Federativa, iniciativa que leva serviços e orientações técnicas da União até os municípios.
O evento também marcou o primeiro congresso da Amupe sem a presença do ex-presidente da associação, José Patriota (PSB), falecido em setembro de 2023. Patriota foi lembrado com emoção pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), que ressaltou sua importância como liderança do municipalismo pernambucano.
Related posts

Publicidade

Buscar
Outras Notícias
Siga nossas redes